Quais as vantagens de usar NLP?

Utilizada por gigantes como Google e Amazon, o processamento de linguagem natural coleta e analisa dados de forma personalizada e escalável. Na saúde, a área de de regulação de procedimentos tem possibilidades de melhorias inéditas.

A inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço na saúde, especialmente na tomada de decisão diagnóstica e em sistemas de gestão, como é o caso da autorização de procedimentos. Inteligência artificial, porém, é um guarda-chuva sob o qual cabem muitas tecnologias e possibilidades. Entre elas, há o Processamento de Linguagem Natural (NLP - Natural Language Processing, em inglês), ferramenta cada vez mais importante para a construção do conhecimento para os algoritmos de IA.

O NLP é, essencialmente, o que já fazemos no nosso dia-a-dia ao nos comunicarmos: a partir de frases, entendemos a mensagem que a outra pessoa quer nos dizer. Da mesma forma, o programa de NLP poderá aproveitar a linguagem natural - isto é, a falada/escrita por uma pessoa real - para gerar dados.

Diferenças entre Parametrização e NLP

A fim de perceber melhor suas vantagens frente a sistemas comuns de automatizações (ERP, por exemplo), vejamos as diferenças.

Análises estatísticas e métodos paramétricos se baseiam em dados estruturados - uma planilha que tem uma coluna com categorias ou números, por exemplo - para construir algoritmos e predizer as variáveis de interesse. Porém, a própria estruturação de dados é uma lacuna para muitas instituições. Seja por questões de segurança ou por limitações de sistema, organizar todo o volume de dados de forma estruturada não é fácil. Além disso, pode demandar recursos humanos nem sempre disponíveis.

Nos métodos tradicionais, as variáveis de interesse são determinadas a priori por quem constrói o banco de dados e, então, os dados são coletados de acordo com essa determinação. Porém, ao olho humano, podem existir associações entre variáveis não identificadas pelo pesquisador.

Situações complexas e detalhadas, como é o caso da autorização de procedimentos, se baseiam em um arcabouço robusto e muito variável de informações. Assim, nem sempre a estruturação dos dados como estamos acostumados é capaz de sumarizar essas informações e possibilitar conclusões relevantes e úteis.

Suponhamos que o time de TI tenha feito um bom trabalho e conseguido identificar/estruturar com maestria. Após essa fase, ainda será necessária manutenção e gestão desses dados, o que pode se tornar uma sobrecarga para a operadora.

Nesse contexto, o NLP surge como um importante aliado.

  • Dados estruturados não são pré-requisito.

  • Através dessa tecnologia, são identificados padrões no texto escrito, sendo possível compreender a semântica do conteúdo, como uma indicação clínica em uma guia de solicitação.

  • Através dessa identificação de palavras-chave, expressões, entre outros, cria-se um sistema capaz de antecipar decisões futuras com base no histórico de autorizações e nas justificativas.

  • Como a análise semântica se retroalimenta, a aprendizagem é contínua.

  • Fatores humanos como erros não intencionais, cansaço, inexperiência ou até mesmo desvios de conduta não são mais obstáculos para assertividade.

Tecnologia como ferramenta de trabalho

Nessa situação, o papel do especialista passa a ser menos repetitivo - o auditor não terá mais que analisar cada solicitação e construir laudos - e se torna mais qualificado, consistindo na revisão dos padrões identificados pela IA e selecionar os termos que são mais interessantes para o processo de aprovação.

Mais ainda, torna-se possível identificar pontos fora da curva: prestadores que solicitam mais exames do que o necessário, possíveis fraudes e novas tendências na dinâmica das solicitações, bem como suas justificativas.

Outras aplicações de NLP

O uso da NLP na autorização de procedimentos é um exemplo emergente, mas aplicações consolidadas em gigantes como Google e Amazon provam a relevância da tecnologia. Digitar uma palavra e a ferramenta de busca prever sua intenção é um exemplo de aplicação; ou quando a alexa entende o que você pediu. A imagem abaixo mostra algumas das áreas macro em que podemos encontrar NLP.

infográfico com 4 caixinhas, dentro das quais temos as áreas de aplicação da NLP
Onde tem aplicação de NLP?

Faça um teste gratuito na sua Unimed

Operando com inteligência artificial, os benefícios são evidentes no Autorizaí, nosso produto de auxílio à regulação de procedimentos em operadoras. Assim, os recursos humanos passam a ser melhor empregados e a acurácia da resposta às solicitações passa a aumentar com o tempo.

Além disso, a operadora ganha consciência em relação ao cenário da autorização a partir do uso de toda a informação por trás de um pedido, autorização ou recusa ao procedimento, que, no cenário tradicional, é aproveitada apenas parcialmente através da estruturação excessiva dos dados.

Já está pronto para testar a ferramenta que possibilita até 92% de automatização na sua Unimed? Vamos conversar.