Saiba como a Inteligência Artificial transforma a experiência na saúde

Atualizado: Jul 6

A tecnologia já é uma realidade e uma delas, por exemplo, é a autorização de procedimentos através da inteligência artificial. Pode impactar muito na qualidade de vida dos pacientes, trazendo agilidade e economia para as instituições de saúde.



O que é inteligência artificial?

São redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, que permitem que um sistema consiga aprender conceitos. Para que isso aconteça, eles são abastecidos por uma grande quantidade de dados, possibilitando o aprendizado e a ampliação dos seus conhecimentos e capacidades.


Projetados para realizar tarefas de modo automatizado, ao mesmo tempo racional, onde algoritmos por trás desses sistemas aprendem com o tempo e, ao lidar com uma massa de dados tornam os processos cada vez mais assertivos e refinam seus protocolos e eficácia.


Na saúde, a inteligência artificial (IA) tem sido uma grande aliada na transformação digital, pela alta capacidade de analisar dados e auxiliar nas experiências de pacientes, tornando decisões mais ágeis e reduzindo desperdícios.


Confira algumas oportunidades através do uso da IA:

Aumento da produtividade e custo-efetividade

  • Redução do tempo investido em tarefas repetitivas.

  • É possível automatizar uma série de execuções e processos.

  • A partir da leitura em tempo real de milhares de informações, a máquina é capaz de tomar decisões, predizer e encontrar padrões que são bem sutis aos olhos humanos.

  • Melhoria da qualidade das decisões em saúde: a partir da inteligência de dados, é possível comparar resultados entre diferentes instituições e profissionais de saúde, a fim de identificar oportunidades de melhorias

Melhora da experiência dos pacientes

  • Na autorização de procedimentos, a IA pode realizar uma análise simples em até 3 segundos. Enquanto isso, médicos auditores podem focar nas análises mais complexas e subjetivas, a fim de aprimorar as decisões tomadas.

  • Assim, os profissionais podem focar diretamente na qualidade do atendimento, reduzindo tempo de espera, filas e tornando a adesão aos tratamentos cada vez mais eficientes.

As soluções de inteligência artificial, de fato, aumentam a competitividade no mercado de saúde e a pandemia escancarou o quanto podem ficar para trás as instituições que não se conectam e inovam. Além disso, a tecnologia facilita ao dar conta de processos morosos e burocráticos para que cuidemos ainda melhor das pessoas.


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