top of page

O que são PROMs?

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Sabemos que é essencial coletá-los para oferecer cuidado baseado no valor entregue ao paciente. Mas vamos falar um pouco mais do conceito e como é possível medir a experiência de um paciente perante o tratamento de uma condição clínica com os PROMs?



Os PROMs nada mais são do que uma forma de monitorar o real impacto da condição de saúde do paciente ao escutar sua perspectiva. Ao coletar esses indicadores, é possível identificar os resultados que realmente importam para eles durante seu tratamento, como, por exemplo, quais são suas expectativas, indicadores de experiência, evolução e sintomas adversos. Além de sofrimentos que a equipe de saúde poderia solucionar caso estivesse em contato com o paciente fora dos estabelecimentos de saúde.


Com os PROMs, o cuidado passa a ser centrado na pessoa, em entregar qualidade de vida e prevenção ao longo de toda a vida do paciente.

Com a coleta de PROMs é possível medir os desfechos e, assim, identificar as oportunidades de melhoria ao longo de toda a jornada de tratamento. Por exemplo, além de ser possível identificar as linhas de cuidado que mais geram valor para o paciente, também é possível identificar as intervenções menos importantes na visão do paciente.


Além das inúmeras vantagens para os pacientes, profissionais também se beneficiam desse novo formato pois passam a ser valorizados por seus desempenhos no que realmente gera valor. Ao analisar os reais impactos de cada equipe de saúde, com os PROMs, são abertas oportunidades para novas formas de remuneração das equipes de saúde - uma das metas da saúde baseada em valor.


A partir do momento que se há dados e informações do desempenho que cada profissional e equipe de saúde está atingindo a médio e longo prazo na saúde dos pacientes, é possível valorizar os que prestam um melhor serviço e entregam mais qualidade para os pacientes.


É sobre pegar a experiência do paciente, que parece tão abstrata e complexa, e usar ferramentas - como os PROMs - para medir e encontrar resultados reais.

bottom of page